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Breve histórico CBCC

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 09h22 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2024, 14h39 | Acessos: 8131

O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação foi criado no âmbito da Universidade Federal do Pará em 1990, para início de atividades a partir de 1991 (com seu primeiro vestibular), com o objetivo de preparar profissionais com perfil adequado para realizar pesquisas, e envolver-se com a crescente indústria de Informática no País. Além disso, havia também uma preocupação com a ampliação e desenvolvimento da área de recursos humanos para atuação na área acadêmica. Registre-se que o curso na sua proposta original permitia a formação em uma das ênfases: Sistemas de Informação e Software Básico.

Isto justificou a criação do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação (CBCC), passando a UFPA a oferecer um nível de formação mais sólido que o Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados, com profissionais de base teórica mais forte, patrocinando consequentemente o crescimento dos níveis técnico e científico, de forma a estabelecer uma base para o surgimento e crescimento seguro de condições para a execução de pesquisas e trabalhos de maior envergadura na área de desenvolvimento de software. Os profissionais formados com este perfil têm contribuído com o desenvolvimento da Região Amazônica, no contexto da indústria de produtos e serviços de Informática.

Tendo em vista a demanda permanente por profissionais da área de Informática, o que pode ser comprovado pela série abaixo relacionada, resultante das inscrições aos concursos vestibulares dos últimos dez anos de funcionamento para o Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados, observou-se que era fundamental que a UFPA expandisse seus objetivos, propiciando condições para o atendimento adequado desta demanda.

Note-se que o Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados é de graduação de curta duração (mínimo de seis semestres, máximo de doze semestres), e não vinha atendendo plenamente as necessidades do mercado de trabalho, além do que dificultava ao profissional seguir com estudos mais avançados. Observe-se também que há pelo menos cinco anos este curso encontra-se em processo de extinção nas principais universidades do País, permanecendo apenas nas instituições particulares.

Ano

Vagas ofertadas

Demanda

Oferta/demanda

1980

30

213

7,10

1981

30

320

10,67

1982

30

327

10, 90

1983

30

391

13,03

1984

30

531

17,70

1985

30

548

18,27

1986

30

650

21,66

1987

40

489

12,22 (*)

1988

40

436

10,90

1989

40

359

8,98

1990

40

433

10,83

(*) Início de funcionamento de cursos de informática em outras instituições locais de nível superior.

 

Os alunos do Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados com entrada até 1990, puderam mudar para o Curso de Bacharelado em Ciência da Computação (os que assim desejaram).

 

Com o início do funcionamento do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação (CBCC) a partir do vestibular de 1991, tem-se observado a seguinte demanda:

 

Ano

Vagas ofertadas

Demanda

Oferta/demanda

1991

40

580

14,50

1992

40

457

11.43

1993

40

562

14.05

1994

40

648

16.20

1995

30

442

14.73

1996

30

524

14.47

1997

30

431

14.37

1998

30

419

13.97

1999

50

578

11.56

2000

50

783

15.66

2001

60

655

10,92

2002

60

702

11.70

2003

35

577

16.49

2004

35

665

19.00

2005

35

527

15.06

2006

35

614

17.54

2007

35

530

15.14

 

 

Ano

Vagas ofertadas

Demanda(Cotista)

Demanda (Não cotista)

Oferta/Demanda (Costista)

Oferta/Demanda (Não cotista)

2008

36

277

265

15.39

14.72

2009

36

320

301

17.78

16.72

2010

36

377

329

20.94

18.28

2011

36

328

342

18.22

19.00

2012

36

379

296

21.06

16.44

2013

36

365

292

20.28

16.22

2014

36

773

366

42.94

20.33

2015

36

771

365

42.83

20.27

2016

36

676

282

37.55

15.66

2017

29

704

238

46.93

17.00

2018

29

666

172

44.40

12.29

2019

36

561

184

31.17

10.22

2020

36

673

271

37.39

15.06

 

 

2021

 

Vagas

Inscritos

Demanda

A

20 

863

43.15 

B

1

625

625.00

C

1

398

398.00

D

7

398

56.86

E

7

254

36.29

F

1

18 

18.00

G

1

11 

11.00

H

1

8

8.00

I

1

12 

12.00

J

1

22

22.00

2022

 

Vagas

Inscritos

Demanda

A

20 

812

40.6

B

1

12 

12.0

C

1

549

549.0

D

1

7

7.0 

E

7

242

34.57

F

1

3

3.0

G

1

366

366.0

H

1

4

4.0

I

7

181

25.86

J

1

2

2.0

2023

 

Vagas

Inscritos

Demanda

A

20

1187

59.35

B

1

 21

21.0

C

826

826.0

D

16 

16.0

E

330

47.14

F

6.0

G

525

525.0

H

7.0

I

249

35.57

J

1

5.0

2024

 

Vagas

Inscritos

Demanda

A

20

1208

60.4

B

19 

19.0

C

834

834.0

D

11 

11.0

E

293

41.86

F

1

6.0

G

531

531.0

H

8.0

I

216

30.86

J

5.0

 

GRUPO DE CONCORRÊNCIA

A: Vagas Ampla Concorrência 

B: Vagas Escola 

C: Vagas Escola Renda 

D: Vagas Escola PPI

E: Vagas Escola Renda PPI

F: Vagas Escola PCD 

G: Vagas Escola Renda PCD 

H: Vagas Escola Renda PPI PCD 

I: Vagas Escola PPI PCD 

J: Vagas PCD

 

Complementando os dados da série histórica apresentada acima: o CBCC tem sido ao longo dos anos, desde sua criação, o curso com maior demanda na Área de Exatas e Tecnológica.

 

Em dezembro de 1993, a Coordenação do Colegiado do Curso submeteu ao MEC projeto com vista ao reconhecimento do curso. Assim é que de 7 a 9 de dezembro de 1994, a UFPA recebeu a Comissão de Verificação encarregada da elaboração do relatório de verificação para reconhecimento do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação, com ênfases em Sistemas de Informação e Software Básico. A comissão era composta pelos professores Fernando da Fonseca de Souza (Presidente) e Ana Carolina Salgado, ambos da Universidade Federal de Pernambuco, e pelo técnico em assuntos educacionais Walter José de Andrade Pinheiro, da Delegacia do MEC no Pará. Nas considerações finais do relatório, a Comissão apontava:

 

"Diante do que foi constatado, concluímos que o curso objeto desse processo tem boas condições de funcionamento e portanto somos de parecer favorável ao seu reconhecimento. Gostaríamos no entanto de apontar, a título de contribuição, um ponto crítico a ser observado pela Administração Central da UFPA: trata-se da urgente necessidade de abertura de concurso para a contratação de professores efetivos para o quadro do Departamento de Informática, sem a qual o curso estará prejudicado no seu ulterior desenvolvimento." 

 

 

Com o funcionamento do Curso a partir de 1991, com a entrada da primeira turma através do Vestibular, já se tinha percebido a necessidade de alguns ajustes no currículo do Curso. Por isso, a partir de abril de 1994, o Colegiado do Curso designou uma comissão com o trabalho de propor reformulações no currículo. Esta comissão era composta pelos professores Alfredo Braga Furtado, Elói Luiz Favero e Benedito de Jesus P. Ferreira, mais os discentes Rodrigo Quites Reis, Carla Alessandra Gomes de Lima (representando alunos em fim de curso), Carlos Eduardo R. Bastos e Richard Dias da Costa (representando o Centro Acadêmico de Computação - CAECOMP). No final dos trabalhos da Comissão, colaboraram também os professores Inácio Koury Gabriel Neto, Arnaldo Prado Júnior e Adagenor Lobato Ribeiro. 

 

As reformulações que se esperava que a Comissão promovesse passariam primordialmente pela redução no número de disciplinas, de modo a apresentar uma distribuição semestral de 5 a 6 disciplinas. Havia a pressuposição de incluir disciplinas novas, como também excluir e fundir disciplinas, e atualizar conteúdos. Alguns problemas de pré-requisitos também seriam resolvidos: disciplinas oferecidas por outros Departamentos tinham sido incluídas no currículo sem que seus pré-requisitos o fossem também, criando dificuldades maiores para os alunos quando as cursavam. Alguns exemplos deste caso: as disciplinas FÍSICA FUNDAMENTAL III (Departamento de Física), ORGANIZAÇÃO E MéTODOS e RELAÇÕES HUMANAS (Departamento de Administração) exigiam pré-requisitos não incluídos no currículo. 

 

Em face de não haver currículo mínimo definido pelo Conselho Federal de Educação para os cursos de bacharelados em Ciência da Computação, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), entidade que congrega pesquisadores e cientistas que atuam na área de Computação, tem chamado a si a tarefa de definir um currículo de referência para os Cursos de Graduação Plena em Ciência da Computação/Informática e Engenharia de Computação. Este trabalho vem sendo feito pela SBC desde 1991, através de sua Comissão de Ensino, que se reúne anualmente por ocasião dos Congressos da SBC, realizados no meses de julho/agosto nas principais universidades do País. A SBC tomou a resolução de propor estes currículos de referência durante o X Congresso da SBC, realizado em Vitória/ES, em julho/91, considerando:

 

- "o surgimento de vários cursos de graduação em Informática no País com diversificados perfis e denominações;

- a dinâmica do desenvolvimento científico e tecnológico da área;

- as preocupações levantadas quanto à possibilidade de criação de uma reserva de trabalho por parte dos Conselhos Regionais de Classe;

- o risco de a simples denominação dos cursos poder ser interpretada como uma indicação de sua qualidade e abrangência;

- a falta de parâmetros de comparação."

 

 

Em face do exposto acima, o Colegiado do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem procurado adequar o currículo à proposta da SBC, tanto quanto possível, respeitando as peculiaridades, realidade e especificidades da Região.

 

Do trabalho da Comissão de Atualização Curricular resultou a proposta de currículo aprovada no âmbito do Colegiado do Curso e que foi submetida ao Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (CONSEP) no dia 07 de março de 1995, sendo aprovada através da resolução CONSEP Nº 2.236/95 (ver Anexo 1). O reconhecimento do curso se deu pela Portaria do MEC Nº 1.114/95 de 08/09/1.995. 

Em 1999, o MEC publicou as Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática, elaborada pela Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática – CEEInf, subordinada ao Departamento de Políticas do Ensino Superior. Na introdução deste documento, consta que as diretrizes “são o resultado de discussões realizadas no âmbito da Sociedade brasileira de Computação, através do Workshop de Educação em Computação (WEI/98), das discussões realizadas no Seminário dos Consultores do SESu/MEC (Belo Horizonte, agosto/1998), das contribuições enviadas ao SESu/MEC em decorrência do Edital Nº 4, das discussões realizadas nas Escolas Regionais de Computação, das discussões entre professores via internet ...” e da contribuição de professores das principais universidades do País. Com base nestas diretrizes e no Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Computação e Informática – versão 98/99 (elaborado pelos grupos de trabalho da Diretoria de Educação da SBC e submetido à Assembléia Geral da SBC em julho de 1999), o Colegiado do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação elaborou a presente proposta de revisão curricular.

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